Cerca de 30 jovens, em Cabo Verde e no exterior, estiveram entre os dias 02 e 03 de agosto a participar na segunda edição do Re!nventa Hackathon, que teve lugar no Parque Tecnológico, cidade da Praia.
Distribuídos em oito equipas, com uma média de quatro elementos cada, esses jovens trabalharam incansavelmente para desenvolver respostas digitais para os principais desafios enfrentados pelos setores da Cultura, Financeiro e da Saúde.
Med Key, ou seja, “chave médica”, nasce de uma parceria entre dois jovens na cidade da Praia, um em São Vicente e um quatro em Lisboa. Após se conhecerem no programa, esta equipa não poupou esforços e juntos criaram uma plataforma que promete colmatar a superlotação nos serviços de urgência e centros de saúde, ao mesmo tempo que elimina a necessidade de percorrer várias farmácias em busca de medicamentos.
Já no setor da Cultura, a plataforma Artista.CV pretende reunir num só espaço digital todos os eventos e iniciativas culturais de Cabo Verde, bem como todos os artistas cabo-verdianos, devidamente certificados, independentemente de onde estiverem.
Cada uma dessas soluções levou um grande prémio de 500 mil escudos, valor que deverá ser destinado ao desenvolvimento das respectivas plataformas. Além disso, todos os participantes do Re!nventa 2024 terão acesso à mentoria do ecossistema da Casa do Empreendedor, mentoria e conectividade da incubadora Unitek, e ainda acesso ao espaço de coworking do Parque Tecnológico.
Na avaliação final dos projetos, o Comité de Avaliação considerou os seguintes critérios: Criatividade e Inovação (20%), Viabilidade de Execução (20%), Potencial de Escala (15%), Protótipo de Alta Fidelidade (15%), Impacto Social e Económico (15%), Alinhamento com os Temas (10%), Apresentação e Comunicação (5%). Para se elegerem ao primeiro prémio, os projetos apresentados teriam que ter uma pontuação superior aos 60%. É por isso que foram entregues apenas dois grandes prémios.
Além do levantamento dos principais desafios de cada setor, feito na fase 01 do programa, no início da última fase, isto é, após a cerimónia de abertura, os reinventors tiveram a oportunidade de ouvir dos próprios setores as principais dificuldades que gostariam de ver solucionadas. Direção Geral da Artes e Indústrias Criativas, Sigui Sabura, Direção Nacional da Saúde, Clínica Dentária Sodente, bancos Ecobank e Caixa foram as entidades ouvidas na primeira pessoa.
Entre instituições parceiras, participantes e mentores - estes últimos cerca de vinte - o Re!nventa 2024 contou com o envolvimento de mais de oitenta pessoas. Todos com o mesmo propósito de “reinventar Cabo Verde”, de impulsionar a transformação digital do arquipélago.
Nascido em 2021, o Re!nventa Hackathon é um programa de inovação aberta que atua na criação e promoção de soluções tecnológicas para responder efetivamente às reais necessidades do mercado e da sociedade. Conecta desafios à soluções ou produtos desenvolvidos por startups locais, fomentando assim respostas digitais made in Cabo Verde