Cabo Verde, através Pro-Empresa, assinou esta quarta feira, 07 de junho, um memorando de entendimento com a Associação de Empreendedorismo e Inovação Macau – China e países de língua portuguesa, na qualidade de entidade gestora do programa “929 Challenge”. Uma parceria que resulta da participação de Cabo Verde, através da Cabo Verde Digital, no Colóquio sobre Empreendedorismo e Liderança de Pequenas e Médias Empresas para os Países de Língua Portuguesa, a decorrer em Macau.
Esta era a grande ambição da Cabo Verde Digital nesta missão. Estabelecer parcerias sólidas que permitam ao arquipélago acelerar o processo rumo à meta de se posicionar como plataforma tecnológica no meio dos continentes. Macau, com a sua localização estratégica enquanto plataforma entre a China e os países de língua portuguesa, e a sua relevância enquanto ecossistema empreendedor, constitui um importante parceiro para Cabo Verde. Explorar as oportunidades no ecossistema macaense permitirá ao arquipélago internacionalizar as soluções tecnológicas feitas no país, bem como promover Cabo Verde enquanto plataforma para o mercado Africano.
A “929 Challenge” é uma competição que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores, e criar um ecossistema de empreendedorismo lusófono que conecta na Região da Grande Bahia da China. Este ano, pela primeira vez, irá levar startups dos países de língua portuguesa a Macau, prevendo atribuir prémios monetários de cerca de 20 mil dólares. Com a assinatura deste protocolo, startups cabo-verdianas terão a chance de participarem na competição de forma destacada, nomeadamente na fase final, a ter lugar em Macau, em outubro próximo.
Este Memorando de Entendimento está alinhado com a visão de posicionar Cabo Verde com o hub digital na sub-região, procurando capitalizar o posicionamento geoestratégico das ilhas. Assim, o documento rubricado construi as bases para que Cabo Verde sirva de porta de entrada para o continente africano para os empreendedores com base nessa região, enquanto Macau posiciona-se como uma porta de entrada na China para os empreendedores com base em Cabo Verde.
Através desta parceria, as partes preveem a promoção de programas de intercâmbio de startups dos dois ecossistemas, acordando em aprofundar e fortalecer os ecossistemas de empreendedorismo em ambas as regiões, visando o crescimento de negócios digitais inovadores. Esta colaboração pode incluir igualmente troca de conhecimento e experiência, acesso a recursos e mentoria, acesso a fundos e eventos especializados entre os dois ecossistemas, promover e facilitar acesso a programas direcionados aos nómadas digitais nos dois ecossistemas.
Além da posição geoestratégica de Cabo Verde, a operacionalização de um Parque Tecnológico de referência ao nível da sub-região africana, a cargo do Governo de Cabo Verde, afigura-se como uma força impulsionadora desta parceria, no sentido em que poderá servir de plataforma de processamento de dados, capacitação, desenvolvimento e prestação de serviços tecnológicos para o continente africano através de sinergias com Macau.
Outra vertente desta parceria passa ainda pela expansão para as startups localizadas em Cabo Verde, sempre que possível e fizer sentido, das iniciativas de impacto e de promoção do empreendedorismo realizadas em Macau, nomeadamente no domínio da aceleração e desenvolvimento de competências, e vice-versa. Desde logo, destaque para a competição “929 Challenge”, cujas inscrições se encontram abertas até ao final de setembro, tanto para empresas como para equipas de alunos universitários.
O Memorando de Entendimento entre Cabo Verde e Macau, ora rubricado, é válido por dois anos, a contar da data da sua assinatura.
O Delegado de Cabo Verde, junto ao Fórum de Macau, destaca que a assinatura deste Memorando de Entendimento entre a Associação de Empreendedorismo de Macau e a Cabo Verde Digital é um grande passo, na perspetiva de que este acordo pode impulsionar o desenvolvimento económico do arquipélago, e, especialmente, dos setores de inovação e tecnologia digital. Nuno Furtado acredita que esta é uma significativa oportunidade de fortalecer o empreendedorismo e startups, gerando benefícios mútuos para ambas as partes, mas, igualmente, ser uma parceria que pode abrir portas para investimentos e oportunidades de negócios entre Macau e Cabo Verde.