São os primeiros resultados da presença de Cabo Verde na Web Summit Rio de Janeiro.
Através do Instituto de Apoio e Promoção Empresarial, Pró-Empresa, a “Cabo Verde Digital”, enquanto programa de promoção do Empreendedorismo Digital no país, estabelece parceria com a congénere brasileira “Vale do Dendê”. Uma aceleradora cuja missão se assemelha à Cabo Verde Digital, ou seja, criar e promover um ecossistema de empreendedorismo digital, e apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores na região da Bahia, no Brasil.
Um Memorando de Entendimento, já em vigor, que tem por ambição o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo de base tecnológica em ambas as regiões.
Cabo Verde quer ser uma referência em África, e no mundo. Quer ser um centro internacional fornecedor de serviços digitais que, a partir do meio do Atlântico, serve todos os continentes, tirando proveito, entre outros, de fatores como a sua posição geográfica e estabilidade política. Por isso a construção do Parque Tecnológico, que pretende posicionar o arquipélago como um hub a nível do continente.
Este memorando de entendimento com a aceleradora brasileira “Vale do Dendê” vem alinhar com esta meta de transformação digital do arquipélago. Através de uma colaboração estratégica, as partes pretendem criar um ambiente propício para a troca de ideias e networking. Isto, além de estabelecer uma porta de entrada para o mercado brasileiro, para os empreendedores com base em Cabo Verde, e, em contrapartida, estabelecer a ponte com o continente africano para os empreendedores na Bahia, Brasil.
Partilhando visões semelhantes, com este Memorando de Entendimento a “Cabo Verde Digital” e a “Vale do Dendê” pretendem, nomeadamente:
Tomando o princípio de que o empreendedorismo digital pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento económico e social de comunidades e regiões, este Memorando de Entendimento vigora pelo período de cinco anos.