A Cabo Verde Digital lançou esta quarta-feira, 27 de setembro, o primeiro Centro de Inovação para a Indústria Fintech em Cabo Verde, o Fintech Islandz Hub. Uma iniciativa que nasce em parceria com a Caixa Económica de Cabo Verde e a Direção Geral das Telecomunicações e Economia Digital, DGTED, com foco em promover a inovação tecnológica na indústria financeira em Cabo Verde.
O Fintech Islandz Hub, ou FTZ, tem por objetivo principal oferecer um ambiente onde as startups fintech, promotoras de soluções inovadoras, possam ter acesso à um espaço de coworking, ofertas de formação, de incubação, office hours, plataformas de networking, promoção e visibilidade.
Ao apresentar o Centro, o Coordenador da Cabo Verde Digital explicou que o espaço físico do FTZ, cedido pela Caixa, terá capacidade para albergar até 20 startups, criando um ambiente de partilha de ideias e de discussão, estimulando o surgimento de novas soluções digitais para o sistema financeiro do país, nomeadamente serviços de pagamento, transferências, poupança, crédito, seguros, valores mobiliários e planeamento financeiro.
“Queremos promover serviços de pagamento mais eficientes e acessíveis, massificando a inclusão financeira”, destacou Milton Cabral, reforçando a ambição de, com isto, atrair investimentos internacionais. Ao reunir os diferentes atores do sistema financeiro num ambiente aberto de comunicação e partilha, o FTZ Hub quer conectar esses vários stakeholders, com o propósito de estabelecer e fomentar um ecossistema fintech em Cabo Verde. Além do espaço físico, totalmente equipado e funcional, a dinamização do Centro passará pelos programas da Cabo Verde Digital e da rede de parceiros, bem como pela criação de medidas e políticas de suporte às fintechs, promovidas pela DGTED, adiantou ainda o engenheiro. Ao partilhar o plano de atividades anual para o funcionamento do Centro FTZ, Milton Cabral revelou que está prevista a participação em eventos internacionais, bem como a realização de programas de mentoria.
Queremos promover serviços de pagamento mais eficientes e acessíveis, massificando a inclusão financeira - Milton Cabral, Coordenador da Cabo Verde Digital
Contando com a participação dos principais atores do setor do sistema financeiros do país, o lançamento do Fintech Islandz Hub foi igualmente palco de uma conversa aberta à volta da indústria fintech em Cabo Verde. Em formato remoto, compuseram a mesa o fundador da Fintech Solutions e membro da Portugal Fintech Association, o consultor António Ferrão, a partir de Portugal, enquanto a partir do Estados Unidos esteve o fundador e CEO da Beam Pay EMEA e Beam Technologies, Shun Dorsey. Presencialmente, e a representar as startups fintech nacionais, esteve a fundadora e CEO do Pagali, Arlinda Peixoto, e o Administrador Executivo da Caixa Económica, engenheiro Antão Chantre.
Duas perspectivas nacionais e duas internacionais que proporcionaram um painel dinâmico, com foco no fomento e formas de acelerar esta indústria fintech em Cabo Verde. Um rico momento de partilha e debate, onde se pôde conhecer as preocupações das startups, testemunhar a reafirmação do compromisso da reguladora em promover medidas que permitam driblar essas preocupações, e ainda ouvir sugestões de especialistas internacionais de como posicionar Cabo Verde nesta transformação digital do setor financeiro.
Um claro exemplo daquilo que promete ser o primeiro Centro de Inovação dedicado à indústria Fintech em Cabo Verde - o Fintech Islandz Hub.