Cabo verde pela 1ª no encontro anual do programa Seed for the Future (SFTF)

Cabo Verde participou, com uma delegação de 8 elementos, na primeira reunião de alunos do programa Seed for the Future (SFTF) da região do Norte da África, realizada na cidade de Túnis – Tunísia, de 17 a 19 de Junho.

Para este primeiro encontro da região do Norte da África, foram selecionados 7 dos melhores projetos de estudantes universitários cabo-verdianos, que participaram no Huawei ICT Competition 2020 e 2021. Estes estudantes são oriundos do NosiAcademia e de várias universidades, nomeadamente, UniCV, da Uni Mindelo e UTA.

Edson Pina, Marcelo Monteiro, Vitória Anthony, Kenny Assunção, Hamilton Borges, Ruben Mendonça e Marliny Landim partciparam no encontro, cujo objetivo principal foi reunir os jovens vencedores do SFTF, dos diferentes países, para trocas de conhecimento e experiências culturais, bem como a nomeação de dez embaixadores do SFTF pela Huawei, sendo dois de Cabo Verde, Edson Pina e Vitória Anthony.

Foi preparado, para este encontro, um ambiente único, onde os jovens tiveram a oportunidade de assistir a palestras e workshops, com reconhecidos oradores e especialista de diferentes partes do mundo, em matéria de liderança, empreendedorismo, inovação e tecnologia.

Além disso, os jovens tiveram a possibilidade de se conectar com ex-alunos do SFTF, de vários países de África, de expandir os seus horizontes, em atividades de intercâmbio cultural, para realmente abraçar a diversidade de culturas. Conheceram um pouco da cidade de Túnis e da sua história, através de uma variedade de shows tradicionais, passeios e experiências culturais.

O SFTF é um programa da Huawei, que tem como objetivo desenvolver o talento local, potenciar a transferência de conhecimento, promover uma maior compreensão e interesse no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação e incentivar a participação efetiva de jovens universitários na era da digitalização.

Esta é uma das várias iniciativas voltadas para a literacia digital e desenvolvimento de capacidades tecnológicas, sob o programa guarda-chuva Kode Verde, que visa a formação e reconversão profissional para a área do digital, que visa maximizar a capacidade de empregabilidade e empreendedora dos jovens, aumentar o acesso às oportunidades de desenvolvimento de competências e contribuir para a transição digital.

As inscrições para a próxima edição do Seeds for the Future, em Cabo Verde, inicia no dia 01 de julho de 2022 e o começo do programa está agendado para 25 de julho a 1 de agosto.

Para receber informações sobre as oportunidades no âmbito do programa Kode Verde, subscreva-se ao newsletter através do link https://digital.cv/kodeverde .