CVD inaugura programa de inovação aberta com foco no Turismo - Re!nventa

float: left; margin-right:10px;A Cabo Verde Digital, em parceria com os Ministério do Turismo e Transportes e o Accelerator Lab do PNUD, apresenta terça feira, 3, na cidade da Praia, o Re!nventa, um concurso de ideias e inovação aberta, com particular foco em processos ou produtos com base tecnológica, e que tem como objetivo identificar os problemas em diferentes nichos de um determinado sector e promover o desenvolvimento de soluções digitais que permitam reinventar a forma como o pais vive a pandemia causada pelo coronavírus.

Pretende-se com esta iniciativa atingir os diferentes intervenientes do ecossistema de inovação nacional, conectando a comunidade de criadores nacionais com as necessidades das organizações, através do mapeamento de necessidades existentes, bem como fomentar o desenvolvimento de novas soluções inovadoras com base em tecnologia.

A iniciativa é de abrangência nacional, decorrerá durante o mês de novembro, em modo completamente online e visa promover, através de um concurso híbrido de ideias e inovação, o processo de transformação digital da nossa economia. 

Num momento em que o país se prepara para o relançamento da economia, procurando através da inovação, acelerar o processo de transição e de qualificação do destino Cabo Verde, a 1ª edição do Reinventa coloca o  foco no TURISMO, com olhos no desenvolvimento de soluções digitais disruptivas para o relançamento das atividades turísticas nas seguintes áreas temáticas: alojamento e restauração; agências de viagens, guias de turismo e táxis; e oferta turística diversificada.

De referir que o Ministério do Turismo e Transportes, enquanto tutela do setor, disponibiliza para o concurso um montante global de 2.900.000 ECV (dois mil e novecentos contos), para financiar o desenvolvimento de soluções vencedoras de cada área temática, enquanto que o PNUD financia em mais de dois mil contos a organização do programa. São também parceiros do Re!venta a Pró-Empresa, o NOSi, Embaixada dos EUA, a IBM, a Djassi África, a Startup Portugal, o NOSi, entre outros. 

O lançamento do concurso será feito no dia 3 de novembro, terça feira, as 16 horas, no Espaço Warehouse (zona industrial Palmarejo)

Convidamos a Imprensa a fazer a cobertura e divulgação do evento que era presidida pelo Ministro do Turismo e Transportes, Dr. Carlos Santos.

O evento terá igualmente uma transmissão online através da página de facebook da Cabo Verde Digital https://www.facebook.com/caboverdigital/ .

Praia, 2 de novembro de 2020