News about our community

CVD inaugura programa de inovação aberta com foco no Turismo - Re!nventa

float: left; margin-right:10px;A Cabo Verde Digital, em parceria com os Ministério do Turismo e Transportes e o Accelerator Lab do PNUD, apresenta terça feira, 3, na cidade da Praia, o Re!nventa, um concurso de ideias e inovação aberta, com particular foco em processos ou produtos com base tecnológica, e que tem como objetivo identificar os problemas em diferentes nichos de um determinado sector e promover o desenvolvimento de soluções digitais que permitam reinventar a forma como o pais vive a pandemia causada pelo coronavírus.

Pretende-se com esta iniciativa atingir os diferentes intervenientes do ecossistema de inovação nacional, conectando a comunidade de criadores nacionais com as necessidades das organizações, através do mapeamento de necessidades existentes, bem como fomentar o desenvolvimento de novas soluções inovadoras com base em tecnologia.

A iniciativa é de abrangência nacional, decorrerá durante o mês de novembro, em modo completamente online e visa promover, através de um concurso híbrido de ideias e inovação, o processo de transformação digital da nossa economia. 

Num momento em que o país se prepara para o relançamento da economia, procurando através da inovação, acelerar o processo de transição e de qualificação do destino Cabo Verde, a 1ª edição do Reinventa coloca o  foco no TURISMO, com olhos no desenvolvimento de soluções digitais disruptivas para o relançamento das atividades turísticas nas seguintes áreas temáticas: alojamento e restauração; agências de viagens, guias de turismo e táxis; e oferta turística diversificada.

De referir que o Ministério do Turismo e Transportes, enquanto tutela do setor, disponibiliza para o concurso um montante global de 2.900.000 ECV (dois mil e novecentos contos), para financiar o desenvolvimento de soluções vencedoras de cada área temática, enquanto que o PNUD financia em mais de dois mil contos a organização do programa. São também parceiros do Re!venta a Pró-Empresa, o NOSi, Embaixada dos EUA, a IBM, a Djassi África, a Startup Portugal, o NOSi, entre outros. 

O lançamento do concurso será feito no dia 3 de novembro, terça feira, as 16 horas, no Espaço Warehouse (zona industrial Palmarejo)

Convidamos a Imprensa a fazer a cobertura e divulgação do evento que era presidida pelo Ministro do Turismo e Transportes, Dr. Carlos Santos.

O evento terá igualmente uma transmissão online através da página de facebook da Cabo Verde Digital https://www.facebook.com/caboverdigital/ .

Praia, 2 de novembro de 2020

StartUps cabo-verdianas participam no maior evento de Inovação em Angola

Angola Inovation Summit (AiS) irá reunir, em formato 100% digital, stakeholders do ecossistema de inovação, startups, empresários do ramo tecnológico, financeiro e académicos dos PALOP num único evento que visa promover as boas práticas e consciencialização da inovação, nos dias 16 e 17 de outubro.

Conforme explica o promotor desta iniciativa, José Bucassa, “é um espaço dedicado à inovação e que proporcionará aos participantes, desde especialistas, policy makers, empreendedores, jornalistas, opinion-makers e o público em geral, o acesso ao conhecimento especializado, partilha de experiências, visibilidade e networking”.

Com o objetivo de alavancar e dar visibilidade às marcas e produtos “Made in CV”, o AIS através da Cabo Verde Digital, colocou à disposição da comunidade tech nacional, 10 vagas para divulgar produtos e serviços tecnológicos na “Rampa de Produtos”, com uma audiência sem limites geográficos.

Constam da lista de participantes nacionais o NOSi; a MGo, com a solução de VR; a Smart Solutions, com o Smart Taxi; a InforExpert, com a solução DaSinal; a JSMedia, com a plataforma de BLearning Formacao.cv; o Platum, com a solução Flex Bundle; e a ISONE, com a solução Pagali.

De realçar ainda a participação de Cabo Verde no III Fórum para Competitividade & Inovação, que irá reunir mais de 17 oradores de diversos países, levando os temas “Cabo Verde Digital - Construindo ecossistemas para inovação” e “Governação digital em Cabo Verde- Transformação e Agilidade”.

O evento decorrerá em plataforma própria, sendo o acesso restrito mediante compra de bilhetes.

Cabo Verde Digital procura mentes brilhantes a nível mundial

És cabo-verdiano? Tens algum familiar ou conhecido cabo-verdiano?

É tempo de regressar a casa e contribuir para a criação de um futuro digital de sucesso para Cabo Verde.

A Cabo Verde Digital está à procura de cabo-verdianos com mentes brilhantes, verdadeiros guerreiros digitais, profissionais talentosos e empenhados em impulsionar a inovação e apoiar o ecossistema de Cabo Verde para Startups de tecnologia.

O projeto é uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, supervisionado pelo Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional, Dr. Pedro Lopes, que tem a missão de ativar e fazer a governança do Ecossistema de Empreendedorismo de base tecnológica (Tech Startup Innovation Ecossystem) no país, estabelecendo plataformas de inovação dominantes, capazes de assegurar a sua permanência a longo prazo no mercado, manter a competitividade, a criação de emprego e de valor económico.

Os objetivos centram-se, sobretudo, em atrair pessoas com perfil de  aceleração de negócios, produção de conteúdos criativos, criação de comunidades e gestão de estrategia de marca, design de interfaces do utilizador.

A economia digital tem sido uma grande aposta do Governo de Cabo Verde, tendo o Primeiro-ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva, declarado durante a apresentação da Cabo Verde Digital, em Portugal, no ano transato, que o país tem todas as condições para assumir os futuros desafios neste setor.

Cabo Verde tem “talentos e um sistema que se está a preparar, desde o sistema educativo, ao ecossistema de financiamento, passando pelo apoio ao empreendedorismo e a estabilidade”, ressalvou o chefe do Executivo.

Os interessados podem preencher este formulário, inscrevendo assim o seu nome no futuro digital de sucesso para Cabo Verde.