Smart Solutions apresenta “Safe and Smart Táxi” na CVNEXT

“Safe and Smart Táxi” uma solução da empresa Smart Solutions desenvolvida no âmbito do programa JumpStart da NOSi Akademia foi uma das soluções que esteve em destaque durante a 4ª edição do Encontro Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (CVNEXT), que teve lugar na cidade da Praia nesta quarta-feira, 17 de dezembro.  JUMPSART, recorda-se, é uma iniciativa do NOSi Akademia destinada a suportar, gratuitamente, projetos de Investigação e Desenvolvimento das Empresas nacionais.

Neste evento foi apresentado o projeto Cabo Verde Digital e Prime Minister Speaker Series, conversa entre o  Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva e o Dr. Durão Barroso, antigo Presidente da Comissão Europeia, antigo Primeiro-Ministro de Portugal e actual Presidente do Banco Goldman Sachs.

o Projeto “Cabo Verde Next ou CV Next, é uma marca que pretende projetar Cabo Verde para Futuro, criando um espaço onde se partilha experiências, trazendo individualidades de fora, do país e da diáspora, procurando colocar na esfera pública assuntos atuais, temas que mexam com a atualidade política, económica, social e cultural no panorama nacional e internacional.

Conheça a solução “Safe and Smart Táxi”

Segundo o mentor Erickson Monteiro, é uma plataforma que contempla três aplicativos, o “gestaxi”, para os proprietários dos táxis, o “digitaxi”, para garantir a segurança dos taxistas, e o “Nha Taxi”, um aplicativo para as pessoas accionar um táxi a partir das suas casas.

“Desenvolvemos uma plataforma focada no problema que temos em Cabo Verde. A nossa ideia é criar uma plataforma onde os proprietários de táxi podem fazer a gestão de todas as suas frotas e de todos os seus motoristas de forma a conseguirem melhorar os seus negócios e ter mais retorno”, disse.

Através desta plataforma, assegurou, os proprietários poderão ver o histórico de performance de um condutor e a performance de um veículo, isto é, saber onde estão os seus táxis, se estão livres ou ocupados, quantos clientes tem por dia, a quilometragem, entre outros.

Ainda, sublinhou, esta plataforma dá aos taxistas ferramentas para os auxiliar em caso de algum problema.

Ou seja, através do programa “digitaxi”, que é um taxímetro digital integrado no veículo, em caso de perigo os condutores podem accionar um dos sensores S.O.S e automaticamente este sensor dispara um alerta para o Centro de Comando da Polícia.

Para além de accionar um alerta, segundo a mesma fonte, este fornece informação sobre a localização do condutor e ainda disponibiliza imagens do interior do veículo para a central.

Erickson Monteiro disse que depois desta fase de apresentação vão entrar em contacto com os proprietários de táxi para apresentar este serviço e, caso estejam interessados, vão ministrar algumas acções de formação para os taxistas e para os proprietários para saberem como usar estes aplicativos.